Impacto.
Principais objetivos do projeto
- Promover o direito à sexualidade das pessoas mais velhas e lutar contra a discriminação que tenha por base a idade, orientação sexual, identidade de género, expressão de género e características sexuais das pessoas mais velhas; e promover os direitos das pessoas LGBTI mais velhas, através da consciencialização de diferentes grupos-alvo que contribuem para uma sociedade mais igualitária e inclusiva.
- Apoiar uma rede de profissionais em toda a Europa preocupada com este tipo de discriminação, com o objetivo de promover a partilha de boas práticas e de tornar as pessoas mais atentas a casos de discriminação com base na idade e em questões LGBTI.
O projeto pretende, por um lado, lutar contra a discriminação com base em diferenças sexuais e, por outro, consciencializar para a não-discriminação relacionada com a idade.
Tendo como público-alvo profissionais de saúde e de assistência social – e simultaneamente a comunidade em geral – o projeto Best4OlderLGBTI contribuirá também para promover a gestão da diversidade em serviços que, de acordo com o que nos diz a investigação, são particularmente locais de risco para pessoas mais velhas LGBTI, uma vez que a prática profissional continua comprometida com o idadismo, homofobia o que pode afectar negativamente a prestação de cuidados. O Best4OlderLGBTI procura abordar este tópico e providenciar a base para uma abordagem Europeia ao número crescente de pessoas LGBTI que vivem mais anos e que precisam de ser protegidos e empoderados de forma a contrastar com práticas discriminatórias. As ferramentas que os parceiros do projeto Best4Older LGBTI pretendem desenvolver são: Uma campanha de consciencialização com recurso a diferentes canais Online – através da criação de um site disponível em várias línguas dos estados membros da UE (Inglês, Italiano, Português, Romeno, Holandês, Grego e Francês), com acções de consciencialização online; vídeos com testemunhos reais; informação sobre direitos legais, legislação, investigação; literatura sobre o tópico; o projeto providencia uma campanha abrangente para públicos-alvo específicos mas também para a sociedade em geral. |
|
Mitos, estereótipos, atitudes discriminatórias e as suas consequências nas pessoas vítimas dessa discriminação serão debatidas, promovendo os direitos das pessoas mais velhas em geral e das pessoas mais velhas LGBTI em particular, e contribuindo para lutar contra a discriminação com base na idade, orientação sexual, identidade de género, expressão de género e características sexuais das pessoas mais velhas.
Presencial – através da criação e recurso a vários materiais visuais, como mupis, cartazes e folhetos que reforçarão a campanha de longo alcance e alcançarão pessoas que não usam ou não estão familiarizadas com a tecnologia. Todas essas atividades vão permitir tornar as questões de discriminação visíveis e presentes na sociedade, contribuindo para a consciencialização e a valorização dos direitos das pessoas idosas e das pessoas LGBTI. 2. Desenvolvimento de um programa inovador de intervenção presencial com profissionais de saúde e sociais para mitigar estereótipos e atitudes negativas em relação à sexualidade na velhice em geral, e na comunidade mais velha LGBTI em particular. 3. Implementação de um piloto, incluindo os cursos de formação para facilitadores. |
Estamos aqui para si. |
Se desejar:
|